Aluno de 7 anos é expulso da escola por causa de sua gagueira


A escola St. Xavier, localizada em Mumbai, na Índia, removeu de seu sistema de ensino o aluno Shaun Santamaria, de sete anos de idade, por causa de sua gagueira, segundo informações do site indiano Times of India neste domingo (7).

O caso foi parar na Justiça do país depois que o garoto, com seus pais, abriu um processo pedindo ao tribunal que fizesse valer seu direito de educação gratuita e de gaguejar.

A família alega que a gagueira não é uma deficiência física e que a terapia pode curar a criança. Além disso, ela processa a instituição por conta do trauma que Shaun sofreu com a expulsão.

O garoto estava entre os 120 estudantes selecionados para estudar em 2011, dentre os mais de mil que se inscreveram para estudar na escola que é dirigida por jesuítas. Segundo o site indiano, o garoto foi bem nos testes.

No entanto, a escola barrou a criança na hora de mudar de série, que seria cumprida em outra escola da mesma rede, e disse aos pais que procurassem outro lugar par a criança.

Os pais admitem que o garoto não conseguia pronunciar certos sons, mas corrigiu o problema com sessões de terapia. A escola, porém, classificou o garoto como um deficiente físico.

1 comentários:

sergim disse...

Não pude deixar de notar: deficientes físicos não têm direito à educação na Índia? E ainda dizem que é a terra prometida...

Postar um comentário

 
x